sábado, 18 de dezembro de 2010

Ao som do gramofone... mas o que vem a ser isto?????

É, eu não me iludo caríssimos. Sei que alguns de vocês devem estar exatamente se perguntando: O que é um gramofone?
Um dos objetivos deste blog é levar até meus amigos um pouco do meu mundo, já que a maioria deles o desconhece. Além de levar aos possíveis leitores algum conhecimento dos "loucos anos 20". Nada melhor do que começar explicando o nome do blog não é mesmo?


Pois, temos segundo o Wikipedia:

O gramofone é uma invenção do alemão Emil Berliner de 1887, que servia para reproduzir som gravado utilizando um disco plano, em contraste com o cilindro do fonógrafo de Thomas Edison.
É um cilindro giratório coberto com cera (ou cobre) onde são gravadas por uma agulha, as vibrações de um som emitido e afunilado em uma corneta, interligada a uma lâmina (membrana) que sustenta a agulha. Com a emissão do som o ar movimenta-se vibrando a lâmina que faz a agulha riscar em forma de ondas a superfície do cilindro que está girando.
De forma inversa, ao girarmos o cilindro já riscado, com a agulha em contacto, esta o lerá e transmitirá as vibrações para a lâmina (membrana), cuja vibração, amplificadas pela corneta, fará emitir o som.

Para aqueles que se interessam pela parte mecânica da coisa, tem uma explicação com fotos sobre o funcionamento do gramofone aqui.

Mas por que decidir chamar meu blog de "Ao som do gramofone"? Porque o gramofone era o instrumento que levava música à vida das pessoas... e eu amo música. E também, a música diz muito sobre uma época, uma cultura, um costume de uma sociedade e microcopicamente sobre as escolhas e a personalidade de alguém.

Este blog se pretende, além de pessoal, ser uma espécie de propaganda de um passado que continua influenciando fortemente nosso presente e que foi uma época riquíssima culturalmente, com toda sua efervecência e revolução.


Portanto, sintam-se a vontade. Rapazes, vistam seus ternos e senhoritas vistam seus vestidos acinturados e seus chapéus cloche, coloquem um bom disco de jazz para tocar no gramofone e transportem-se para o século passado. Afinal, na nossa persona, podemos ser quem quisermos e sonhar o mais impossível dos sonhos. Que a imaginação os guiem!

Sejam muito bem vindos!!!!!!!!
Bárbara Prado (um projeto de flapper girl)

2 comentários:

  1. Projeto de flapper, projeto ¬¬ é só uma questão de tempo e atitude pra essa palavrinha sair!

    (e droga, esqueci o meu colete na lavanderia, espera eu ir buscá-lo, ma cherie?! beijo!!)

    ResponderExcluir
  2. Que chic!!
    não sabia desse seu gostinho refinado, querida!
    vamos lá?!
    hehehe
    beijoooo

    ResponderExcluir